30 de mar. de 2014

Projeto de Interiores para Residência no bairro Agronomia

A casa de 200m2 e 4 andares em um condomínio fechado no bairro Agronomia, de Porto Alegre, recebeu tratamento especial em todos os seus espaços.

Sendo o acesso da casa pelo andar térreo, onde se encontravam os espaços nobres, como o estar, lavabo e jantar, o tratamento dado, mais sofisticado e clássico, recebeu o estilo dos moradores. Assim, pode-se sentir, já na entrada da casa, o cuidado que os mesmos possuem com a casa e seus convidados. 

O Hall de entrada, constituído apenas pelo corredor de acesso da casa, recebeu painel com nichos em espelhos facetados e iluminação no piso. O piso da casa em porcelanato polido liso entrou nos ambientes do lavabo e cozinha, sendo os pisos entregues pela construtora removidos para que o mesmo estivesse integrado neste andar.

Fotos Leonardo Kerkhoven
Hall de Entrada com painéis e nichos iluminados revestidos por espelhos facetados
                            
O Lavabo recebeu revestimento de meia parede em Mármore Travertino, cuba moldada na mesma pedra e aplicação de papel de parede no restante da parede.

 

A marcenaria sob medida em laca bege foi integrada com os revestimento aplicados no lavabo e lareira em mármore travertino. 

Elementos em melamina madeirada foram incorporados para garantir o conforto aos ambientes, assim como a mesa de jantar em madeira escura com tampo de vidro marrom e o tapete no mesmo tom.



Painel da TV em laca bege com nicho iluminado e abaixo portas para dvds com fecho toque
Estante aberta com iluminação para adornos e equipamentos da TV
Revestimento da lareira e sóculo lateral em Mármore Travertino
Poltrona Barcelona, luminária de coluna e poltronas giratórias com mesa de centro espelhada


Painel espelhado do Hall com armário embutido voltado para cozinha



 Ao lado do jantar, cristaleira sob medida, com espelhos laterais e base em melamina madeirada

 Estante com painel ripado e prateleira divide o Living e Cozinha



 Vista panorâmica de quem acessa o Living

Vista panorâmica a partir das janelas 

A Cozinha, integrada com o Living, recebeu os mesmos acabamentos: laca bege, melamina madeirada e o tampo em Morrom Absoluto, seguiu a mesma idéia dos outros espaços do mesmo andar. Por ser bem reduzida, foi feito o maior aproveitamento com armários. O balcão sob o tampo de 95cm de altura foi até o chão, sendo assim, completamente absorvido por gavetas e gavetões. Ao lado da janela, aéreo em melamina, assim como o aéreo do outro lado, sobre a geladeira side by side. O armário alto com forno e microondas embutidos recebeu acabamento em laca, diferente das portas altas ao lado, mais próximas da sala.
Foi aplicado painel em melamina na parede que divide a cozinha e área de serviço, complementada por porta de correr em vidro jateado com puxador linear cromado.



  


 
Andar Inferior - Churrasqueira e Espaço Gourmet
 
Considerado o espaço mais descontraído da casa, o andar do subsolo, onde localiza-se a churrasqueira e o acesso ao pátio com piscina, foi tratado de forma a criar um ambiente mais aconchegante e prático para os eventos que irá receber. Acabamentos mais arrojados, como o piso em porcelanato imitando cimento, laca cinza e melamina madeirada para "aquecer" o ambiente.
Painel de correr em tela solar evitam a entrada da radiação protegendo os móveis.
 
 
O espaço da cozinha recebeu todos os equipamentos necessários para atender a um evento, sem precisar se deslocar para a cozinha do andar térreo da casa.
A mesa, em laca branca com tampo de vidro branco, atende 8 pessoas com poltronas giratórias estofadas e bancos com estofado em corino branco.
 
O armário lateral com 3 portas de correr foi camuflado com o painel que reveste todo o comprimento da parede e vira formando um forro rebaixado com iluminação embutida


 O estar com sofá em L, comporta até 6 pessoas, recebe o mesmo acabamento dos bancos, em corido branco, que torna o ambiente prático de limpar e iluminado devido à cor
 
 
Andar Superior - Dormitórios
 
A Suíte do casal seguiu o mesmo estilo clássico, que aparece no Living. Marcenaria em laca bege, paredes com pintura acrílica off-white e tampos em melamina madeirada. Sob a janela o criado-mudo segue em L, formando um balcão baixo com sapateira inferior de portas ripadas. Do outro lado, uma banqueta de apoio segue o padrão dos móveis. Aéreos dos dois lados foram criados para maior aproveitamento do espaço e as portas em espelho evitaram que o ambiente fechasse demais. No centro, cabeceira em laca bege com  negativos.
O armário com 4 portas de correr espelhadas também criam uma sensação de amplitude no quarto.
Piso em carpete de tom neutro garante o aconchego a todo o andar dos dormitórios.
 
 
 

 
Sótão
 
Neste andar, o objetivo dos moradores era criar um espaço de cinema. Poltronas reclináveis, projetor, telão, pipoqueira e frigobar, o ambiente atende todos os requisitos para uma perfeita sessão de cinema. O frigobar vermelho de estilo retrô é realçado pelas cores intimistas de paredes, teto e carpete. Um móvel em U, laqueado de cinza, "abraça" as poltronas e guarda os DVDs.
 

 


 
 Painel em laca cinza com porta de correr faz o isolamento da sala de cinema
Cortina blackout preta ao fundo evita a entrada de luz


 Detalhes complementam o ambiente, como a pipoqueira no armário de apoio e a bancada em laca cinza com tampo de vidro preto