24 de jan. de 2015

Projetos de Dormitórios das Crianças

Helena, de 4 anos, fez questão de ter um quarto com tons de rosa. Pedido atendido.
O dormitório de 9,8m2, em formato de L, tinha que atender às necessidades de uma criança e ao mesmo tempo servir para os próximos anos.


O espaço do dormitório foi aproveitado no seu perímetro, de forma que permitisse uma boa circulação e espaço para brincar.

O quarto faz divisa com a circulação. Uma abertura, deixada pela construtora, permitiu o aproveitamento de um armário voltado para o corredor. Este virou a rouparia da casa.


A cama de mdf recebeu pintura em laca rosa acetinada, assim como o gaveteiro de rodízios. Este, pode ser deslocado, permitindo a abertura da cama auxiliar. Sob a janela, painel e bancada de estudos. O armário alto, para guardar materiais e brinquedos, recebeu frentes em espelho para auxiliar na sensação de profundidade do pequeno quarto.

Ao lado da cama, foi planejado um painel estofado, com retângulos individuais, forrados com tecido de algodão clarinho e seda sintética de cor rosa. Além de decorativo, o painel conforta a lateral encostada na parede.


Em todo segundo andar, onde localizam-se os dormitórios das crianças e a suíte do casal, foi instalado carpete na cor bege.

A arandela sobre a cama, serve de luz de cabeceira. Ela e o lustre central foram trazidos de uma viagem pela proprietária. No rebaixo sobre a cama, foram instalados pontos de fibra ótica ou "céu estrelado".


O painel de mdf funciona como divisória, fechando a peça menor (que conformava o L do dormitório) e criando o espaço de closet, com prateleiras para as roupas, gavetas, sapateiras, nichos e espaço para brinquedos. O painel foi adesivado com papel de parede e colocada placa imantada sob ele permitindo a aplicação de imãs.

A TV foi fixada em suporte no painel e o nicho dos equipamentos ficou embutido para dentro do closet. A porta de correr espelhada encaixa dentro do painel.


Closet bem iluminado e planejado para Helena.


O revisteiro vertical atrás da porta não ocupa espaço e é uma boa opção para escolher um livrinho para leitura.

MATÉRIA NO SITE:
http://casaecia.clicrbs.com.br/interiores/recursos-de-decoracao-para-organizar-o-quarto-de-meninas/

Já o dormitório do Gustavo, de 2 anos, foi pensando para um menino e não um bebê, a pedido da mãe. A configuração do quarto, de 9,60m2, foi prevista de forma a criar também um espaço central liberado para a criança brincar. No caso do Gustavo, um berço desmontável ainda ficaria aberto por alguns meses até ele poder dormir na cama, de tamanho solteiro.  


Os móveis em branco são maioria, sendo apenas a cama embutida em uma estrutura com acabamento em laca azul e gavetões inferiores. O armário de 3 portas, com puxador metálico linear apresenta negativos horizontais nas portas pintadas em laca branca. 


No rebaixo de gesso sobre a cama, o "céu estrelado". 


Ao lado da TV uma coluna de prateleiras para brinquedos e equipamentos da TV. Sendo a mesma fixada sobre a parede, onde as esperas foram deixadas durante a obra. 
A bancada para desenhos em altura inferior ao padrão, depois poderá ser modificada. Acima, painel imantado pintado em laca branca.


A estante junto a porta possui iluminação nas prateleiras e revisteiro na parte inferior, que junto à poltrona infantil em formato de bola, cria o cantinho de leitura do Gustavo.


O armário aéreo sobre a bancada e a porta inferior embaixo das prateleiras são os espaços fechados de apoio.


Projeto de Banheiro das Crianças

O banheiro social, localizado no segundo andar da residência no Bairro Agronomia em Porto Alegre, foi projetado de forma a atender um casal de irmãos, de 2 e 4 anos. 
Sendo o banheiro estreito e comprido, foi possível projetar um tampo maior com 2 cubas. Estas de semi-encaixe permitindo melhor circulação.
No espaço do box, uma banheira sob medida de fibra foi instalada sobre os revestimentos, para facilitar o banho nos primeiros anos, podendo ser retirada, posteriormente, para uso normal do box e instalação de portas de vidro.
O nicho para shampoos foi embutido na parede, já que o espaço estava reduzido pelo shaft das instalações, onde localiza-se o chuveiro.
A cerâmica branca das paredes foi mantida, sendo aplicada a pastilha verde apenas no nicho e no piso, para fazer o detalhe de cor.


Em frente ao tampo, junto ao box, foi projetado um armário estreito, na profundidade do dente da parede, para guardar produtos, como shampoos, condicionadores, cremes, papel higiênico, fraldas, etc. O armário de mdf recebeu pintura em laca branca acetinada, com puxadores em cava no próprio mdf.


O balcão sob o tampo, seguindo o mesmo acabamento do armário, possui porta de correr de um lado e gavetas do outro. Na parte inferior, centralizados às cubas, os degraus para uso das crianças. Posteriormente podem ser substituídos por gavetões. 
Em função do tamanho do banheiro e também do conforto das crianças, um aquecedor de parede foi instalado próximo ao forro, de onde se puxou o ponto elétrico. Abaixo dele o suporte térmico para toalhas. Além de servir para secar é o cabide das toalhas de banho. As de rosto são penduradas nas próprias cubas, que possuem suportes fixos.