22 de jul. de 2015

Projeto de Dormitórios e Escritório de Apartamento

Neste apartamento do bairro Rio Branco, moram dois jovens irmãos. Um em fase de cursinho, prestes a entrar na faculdade e o outro já cursando. Além da pouca diferença de idade, ambos tem um gosto comum pela música e esportes.

A proposta deste trabalho foi personalizar três ambientes do apartamento, que já possuíam algumas intervenções realizadas para a mudança, como: rebaixo de gesso na suíte, iluminações principais, splits instalados, armários e roupeiros. Faltava melhorar a funcionalidade de cada espaço, além do acabamento final. Foi utilizada marcenaria sob medida, revestimentos como papéis de parede, e painéis, definidas cores para paredes, colchas e elementos decorativos.

Suíte

Para os dormitórios, as cores foram selecionadas de acordo com o gosto de cada um. A suíte foi planejada inicialmente com tons de preto e cinza, porém a estante e a mesa solta lateral, em amarelo, quebram a sobriedade.


A estante, composta por módulos de portas em laca amarela e estrutura em melamina madeirada, de tom escuro para se aproximar da cor do piso laminado, ocupou a parede de costas para o banheiro da suíte.


Com a cama centralizada no painel da TV, o lado direito recebeu um criado-mudo estendido até a parede, funcionando como um balcão de apoio, com nicho interno e duas gavetas. Acabamento em laca preta acetinada, assim como a cabeceira da cama e o painel da TV.

No outro lado, junto à janela, apoio com Mesa Tribo, com tampo amarelo e pés cromados. Sobre ela foi embutida fiação na parede para a instalação de uma arandela articulada.




A composição de cores, preto e cinza, acontece também no tapete feito sob encomenda para o dormitório. 


Colcha tipo edredom, tem a praticidade de ser utilizada dia-e-noite. Confeccionada em tecido de sarja, cinza claro, travesseiros no mesmo tecido, com debrum em preto. Almofadas complementares com listras.


O painel da TV, em função do tamanho, foi emendado na parte central, onde ficou demarcado com negativo em vinco. Os nichos laterais de cantos arredondados, para equipamentos e dvds, ficaram suspensos ao lado do painel. 




Dormitório

Para o segundo dormitório, em função de ter uma área menor que a suíte, definimos cores mais claras. Na marcenaria foi utilizada laca branca na cabeceira, criado-mudo e balcão baixo, próximo ao painel da TV, para os equipamentos.


O tapete tipo passadeira, ao lado da cama, também foi encomendado para compôr com as demais cores do dormitório.


O painel da TV, seguiu a altura da porta, ficando sob o split já existente. Recebeu papel de parede geométrico, em tons de braco e cinza metálico.


A cor azul, escolhida para a pintura da parede, também foi utilizada nos nichos suspensos, de cantos arredondados.


Sob a bancada de melamina madeirada na janela, Bancos Tribo, no mesmo modelo das mesas soltas.


Colcha tipo edredom, confeccionada em tecido de sarja azul claro, com debrum branco e almofadas listradas. Sobre a mesa solta, junto ao armário existente, foi instalado pendente com lâmpada bola dimerizável e acionamento ao lado da cama.





ESCRITÓRIO

No escritório, a intervenção foi menor. Armário, bancada e aéreo já existentes, além do sofá-cama. A cor branca dos móveis, serviu de base para a escolha do adesivo de parede com padrão Zig-Zag em preto, branco e cinza.


As guitarras e violão ganharam ganchos na parede adesivada. Além de liberar espaço, decoram o ambiente que é comum aos irmãos, onde existem outros equipamentos de música e esporte.


Com o objetivo de uma iluminação intimista, um novo circuito foi criado para a instalação do pendente de canto. Este acessório, mais as mesinhas de encaixe, preta e prata, complementam o cenário.



No clima do ambiente, um trecho de música em mdf recortado e acabamento em laca preta, foi aplicado na parede, logo na entrada do escritório.


 Almofadas e tapete foram feitos sob encomenda para colorir.


Nichos pretos, complementam o espaço junto aos móveis brancos e interagem com os outros elementos do escritório.




Nenhum comentário:

Postar um comentário